Borussia Dortmund reage em Madrid, empata com o Real e é líder do grupo

auri-negros-festejam

Um confronto que poderia facilmente ser a final da Uefa Champions League definiu na tarde desta quarta-feira o primeiro colocado do Grupo F. A liderança ficou com o Borussia Dortmund (foto kicker), que buscou o empate por 2 a 2 com o Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, após ter estado atrás no placar: 2 gols de Benzema aos 28′ e 53′ pareciam ter selado o destino do confronto. Ledo engano: o Borussia Dortmund reagiu em plena casa “merengue” e ainda conseguiu empatar o jogo com gols de Aubameyang (61′) e Reus (89′). De quebra, o time alemão quebrou o recorde de gols nesta fase do torneio.

Até esta edição da Liga dos Campeões o máximo que um clube havia conseguido marcar na fase de grupo eram 20 gols. Pois o time alemão fez 21 superando Barcelona (2011/12 e 2016/17), Real Madrid (2013/14) e Manchester United (1998/99).

Com este resultado, o Dortmund terminou a primeira fase com 14 pontos, dois a mais que o Real Madrid, e jogará o segundo jogo das oitavas com a vantagem de decidir em casa. Já o time espanhol decidirá como visitante.

Os adversários das oitavas de final serão conhecidos em sorteio da Uefa na próxima segunda-feira, em Nyon, na Suíça. Os jogos acontecerão em fevereiro e março.

Os gols do Real foram marcados por Benzema, aos 28 do primeiro e aos 8 do segundo tempo. No primeiro, Carvajal cruzou rasteiro da direita e o francês, livre de marcação e na cara do gol, marcou. Ele ampliou, aproveitando cruzamento de James Rodríguez da esquerda e fez de cabeça, com a bola passando entre as pernas do goleiro Weidenfeller.

O Dortmund descontou com Aubameyang, aos 16 minutos, e Reus, aos 44, ambos na etapa final. O primeiro foi uma bela jogada. Começou com um lançamento do meio de campo até a ponta-esquerda para Schmelzer. Ao receber a bola, ele deu um toque de primeira para Aubameyang, na pequena área, que só completou para o gol. E o segundo foi num rápido contra-ataque, com Aubameyang avançando pela direita até a linha de fundo: cruzou e lá estava Reus para completar.

A partida no Santiago Bernabéu ainda teve um momento de homenagem à Chapecoense. Foi respeitado um minuto de silêncio antes de a bola rolar em memória das vítimas do voo da LaMia, que caiu na Colômbia no último dia 29 de novembro.

Em outro jogo, envolvendo um time alemão, o Bayer Leverkusen derrotou o Monaco por 3 a 0, ficando em 2º lugar no seu grupo o que já estava definido antes da partida começar. O time francês ficou em 1º.

Os classificados para as oitavas de final:

1º: Arsenal, Napoli, Barçelona, Atletico, Monaco, Borussia Dortmund, Leicester, Juventus.

2º: PSG, Benfica, Manchester City, Bayern Munique, Leverkusen, Real Madrid, Porto, Sevilla.

O sorteio das 8ªs será na próxima 2ª feira às 12:00 (horário de Brasília). Times do mesmo país e que foram adversários na fase de grupos não se enfrentarão. Os primeiros colocados decidirão o jogo de volta em casa.

por espn.com.br e Gerd Wenzel

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *