Jahn Regensburg, vizinho do Bayern, sonha com ida da 4ª à 1ª divisão alemã em 3 anos

regensburgO Jahn Regensburg está longe de ter o prestígio ou o impacto do Bayern Munique. Porém, o time, que também é da Baviera, pode conseguir um feito quase tão impressionante quanto o hexacampeonato nacional do gigante alemão.

A equipe de Regensburg, cidade a 105 km de Munique, pode alcançar o terceiro acesso seguido e chegar na Bundesliga pela primeira vez em sua história.

Fundado em 1907, o clube tem títulos regionais como suas principais glórias, assim como quatro acessos à segunda divisão. O último deles veio na temporada passada – e diante de um rival histórico do Bayern.

Após ter terminado na terceira colocação da terceira divisão, o Jahn Regensburg disputou um playoff contra o Munique 1860, 16º na 2. Bundesliga, para definir o último garantido na segunda divisão.

No primeiro jogo 1 a 1, em Regensburg. Na volta, o time treinado na época por Heiko Herrlich venceu a equipe de Munique em plena Allianz Arena por 2 a 0, diante de um público superior a 62 mil pessoas.

O treinador não ficaria, uma vez que se transferiu para o  Bayer Leverkusen depois da campanha bem-sucedida. Uma trajetória que começou na campanha anterior, em 2015-16, quando o Jahn Regensburg conseguiu o título da liga regional e confirmou a subida da quarta à terceira divisão ao bater o Wolfsburg II. Sem Herrlich, o responsável por assumir o comando da equipe foi Achim Beierlorzer, que estava no sub-19 do Leipzig. Após um início ruim – foram só nove pontos nas 11 primeiras rodadas -, a equipe cresceu de rendimento e hoje figura no quinto lugar, a duas rodadas do fim da competição.

Não há mais possibilidade de acesso direto, uma vez que, com 47 pontos, não pode alcançar Fortuna Düsseldorf (59 pontos e já promovido) e Nuremberg (57). No entanto, ainda é real a chance de ultrapassar o Holstein Kiel, que soma 52 pontos e hoje disputaria o playoff por um lugar na elite com o 16º colocado da primeira divisão.

Nos próximos dois domingos, a equipe bávara definirá o seu destino recebendo o vice-lanterna Darmstadt e visitando o Bochum, que tem os seus mesmos 47 pontos.

É bem verdade que o acesso parece improvável, mas o Jahn Regensburg já mostrou que duvidar de sua capacidade não tem sido uma boa aposta.

por espn.com.br / André Donke / revisão de Gerd Wenzel

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *