Neuer só não vai à Copa se achar que não tem condições

neuer vaiEnquanto a Áustria festejava sua histórica vitória sobre a atual campeã mundial, na equipe alemã havia apenas um vencedor: Manuel Neuer. Após seu desempenho de ontem, parece absolutamente certo que o goleiro deverá mesmo fazer parte do elenco – ele só não irá para a Rússia se achar que não tem condições de jogar com toda sua capacidade técnica e física durante todo torneio.

Manuel Neuer encarou um longo caminho até poder voltar ao seu trabalho. Mesmo uma tempestade que se abateu sobre Klagenfurt não conseguiu impedir o seu retorno. Sua via crucis começou em setembro de 2017 quando se contundiu gravemente no pé esquerdo e foi obrigado a se submeter à uma intervenção cirúrgica. Desde então, não disputou uma partida sequer.

Mesmo assim, Joachim Löw decretou: Neuer só vai à Copa como titular – era tudo ou nada para o goleirão. O técnico poderia ter optado por uma disputa de posição entre ter Stegen e Neuer – mas não o fez. Deste modo, após o jogo de ontem, pelo menos para a comissão técnica, a situação no gol da Alemanha deve estar resolvida: Neuer titular e capitão, ter Stegen reserva.

A própria equipe parece não ter dúvidas: “Não sei se há opiniões divergentes a respeito”, declarou Kimmich e acrescentou: “Fora Neuer, quase todo resto do time jogou mal”.

Löw concorda: “Exceto Neuer, todos os que tiveram em campo hoje cometeram erros”. Khedira também se manifestou: “Observei Manuel durante os últimos dez dias. Minha impressão pessoal é de que ele está 100%. Estamos muito felizes por ele poder estar conosco.”

Naturalmente, mesmo um goleiro excepcional como Neuer, após oito meses sem jogar, nem sempre foi perfeito durante o jogo. Mas como ele administrou a sua volta sob condições estressantes é digno de nota: antes do jogo adentrou três vezes ao gramado para o aquecimento enquanto chovia granizo no estádio. Manteve a calma antes de sua 75ª partida com a camisa da Mannschaft e isto após 259 dias sem atuar.

É verdade que sofreu dois gols diante da Áustria, mas não cometeu erros que tenham influenciado o resultado do amistoso.

“Foi um comeback muito satisfatório. Reagiu muito bem e rapidamente na maioria das situações. Nem parecia que ficou tanto tempo sem prática de jogo”, resumiu Joachim Löw.

E o que diz Neuer? Pelo menos em público, ele não se manifestou. Mas é bem provável que ele já está na lista a ser enviada à FIFA no dia 4 de junho. Na verdade, o único que poderá tirá-lo da listagem definitiva, é o próprio Manuel Neuer e isto se ele achar que não terá condições de jogar com toda sua capacidade técnica e física durante a competição.

Por enquanto, Joachim Löw confia 100% no seu capitão e Marc-Andre ter Stegen vai ter que continuar sendo paciente e esperar até que chegue a sua vez.

De: www.kicker.de

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *