Referendo: povo de Hamburgo diz “não” às Olimpíadas de 2024

Olympia-Diskussion in der BürgerschaftOs Jogos Olímpicos de 2024 definitivamente não vão acontecer na cidade de Hamburgo, maior porto da Alemanha e segunda maior cidade do país com 1,7 milhões de habitantes. Num referendo popular realizado neste domingo, 51,6% dos eleitores votaram contra a realização dos jogos enquanto que 48,4% votaram a favor.

No começo do ano em curso ainda havia um ambiente bastante favorável para que Hamburgo se candidatasse à organização das Olimpíadas. Pesquisas da época apontavam para um voto favorável de aproximadamente 64% dos eleitores. Mas, aos poucos, o entusiasmo cedeu a outras preocupações: a crise dos refugiados, os atentados de Paris, o escândalo da Federação Alemã de Futebol e da FIFA, o doping sistemático de atletas russos – tudo isto deixou os cidadãos perplexos cuja maioria absoluta acabou votando contra a nomeação de Hamburgo como sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

O prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz, confirmou a derrota: “A cidade de Hamburgo não vai se candidatar aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024. Eu esperava um outro resultado, mas tem que ser aceito, mesmo porque todo o processo foi legítimo e não deixou nenhuma margem a dúvidas.”

Restam agora quatro cidades como candidatas: Budapeste, Roma, Paris e Los Angeles. Nestas cidades não haverá referendo poppular: quem decide são os dirigentes políticos e esportivos.

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *