Sumiço de dirigente, Bayern no mercado e técnico ilustre: veja o que mudou na Bundesliga em um mês de pausa

Depois de exatos 30 dias, a Bundesliga está de volta. A tradicional pausa entre dezembro e janeiro por conta do rigoroso inverno na Alemanha permite que os times descansem e se preparem com uma inter-temporada. Além disso, durante o hiato, o futebol germânico contou com algumas novidades antes de seu retorno, assim como um acontecimento triste.

Diretor do Hamburgo desaparece após festa do clube

Desde a noite de 7 de janeiro, o diretor de marketing do Hamburgo, Timo Kraus, está desaparecido. O dirigente de 44 anos, que é casado e tem dois filhos, foi visto pela última vez às 23h30, quando chamou um táxi para deixar o local onde ocorria uma festa do clube no qual trabalha e que ocorria no bairro de St. Pauli.

O diretor não chegou em casa e as informações de seu celular mostram que ele foi com o táxi até a estação central da cidade. A polícia faz sua busca há duas semanas, mas seu paradeiro segue um mistério.

  • Técnico estreante

frings darmstadtEm 27 de dezembro depois da 16ª rodada, a última antes da pausa de inverno, o Darmstadt 98 anunciou Torsten Frings como novo técnico da equipe e irá exercer a função pela primeira vez. O desafio será grande, já que o seu time está lanterna e vem de oito derrotas consecutivas na liga.

Depois de ter pendurado as chuteiras pelo Toronto FC em 2012, Frings vinha se preparando para o cargo, sendo que foi assistente do time II e do principal do Werder Bremen. Com a demissão do técnico Viktor Skripnik em 18 de setembro, ele também deixou o clube.

O ex-volante foi um dos jogadores mais notáveis do futebol alemão nos últimos 15 anos, tendo passado por Borussia Dortmund, Werder Bremen e Bayern de Munique, pelo qual foi campeão alemão e da Copa da Alemanha em 2004-05. Ele ainda disputou 78 partidas pela seleção germânica, com a qual foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2002 e da Eurocopa de 2008, além de ter sido terceiro colocado no Mundial de 2006.

  • Reforços e saídas

niklas süleEnquanto os principais times do paí atuavam apenas em amistosos, alguns deles se mantiveram nas manchetes por conta das novas caras do elenco. Ou no caso do Bayern, das futuras novas caras. Afinal, o atual tetracampeão nacional já assegurou as contratações para a próxima temporada do zagueiro Niklas Süle (foto) e do volante Sebastian Rudy, que são presenças frequentes na seleção alemã. O segundo ainda vem de graça.

Por outro lado, o clube não conta mais – e já de imediato – com Holger Badstuber, que assinou com o Schalke 04 por empréstimo de seis meses, quando acabará seu contrato. Promissor zagueiro do Bayern, ele não teve uma carreira regular por conta das recorrentes lesões.

SCHALKE 04/DIVULGAÇÃO

Holger Badstuber assinou com o Schalke 04
Holger Badstuber assinou com Schalke 04

Se Badstuber chega, um brasileiro sai. O lateral-direito Júnior Caiçara, que fora contratado há um ano e meio, foi titular na primeira temporada, mas perdeu espaço com a chegada do técnico Markus Weinzierl e acabou negociado com o İstanbul Başakşehir, líder do Campeonato Turco. Outro brasileiro que deixou a Bundesliga foi o zagueiro Cléber, que trocou o Hamburgo pelo Santos.

Além das movimentações envolvendo o Bayern de Munique, outro protagonista no mercado de inverno é o Wolfsburg, que contratou quatro jogadores, com destaque para Yunus Malli. O grande nome do Mainz 05 na última temporada acabou vendido por 12,5 milhões de euros e chega com a missão de ajudar os Lobos em meio a uma campanha discreta – a equipe está na 13ª colocação com 16 pontos, com três de vantagem para a zona de rebaixamento.

Além dele, os Lobos desembolsaram 12 milhões de euros para tirar o meio-campista Riechedly Bazor, do Ajax, e mais 8,5 milhões de euros pelos atacantes Paul-Georges Ntep (Rennes) e Victor Osimhen (Ultimate Strikers). As chegadas vieram em meio à venda de Julian Draxler ao Paris Saint-Germain por 40 milhões de euros.

  • Situação do campeonato

A Bundesliga retorna para a 17ª rodada, a última do primeiro turno. O Bayern de Munique soma 39 pontos e já é o virtual campeão simbólico da metade inicial da competição, já que possui três pontos e 13 gols de vantagem sobre o RB Leipzig, grande sensação do futebol germânico nesta temporada. Inclusive, os bávaros venceram os novatos da primeira divisão na última partida por 3 a 0.

Confira os confrontos da 17ª rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira
17h30 – Freiburg x Bayern Munique – com transmissão da ESPN Brasil e WatchESPN

Sábado
12h30 – Schalke 04 x Ingolstadt – com transmissão da ESPN e WatchESPN
12h30 – Wolfsburg x Hamburgo
12h30 – Augsburg x Hoffenheim – com transmissão do WatchESPN
12h30 – Werder Bremen x Borussia Dortmund
12h30 – Darmstadt 98 x Borussia Mönchengladbach – com transmissão do WatchESPN
15h30 – RB Leipzig x Eintracht Frankfurt

Domingo
12h30 – Bayer Leverkusen x Hertha Berlin – com transmissão da ESPN+ e WatchESPN
14h30 – Mainz 05 x Colônia

por espn.com.br / André Donke

Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *